Pulgas, Carrapatos e Outros Parasitas

Pulgas, Carrapatos e Outros Parasitas

imagem: Cachorro Com Parasitas


Quem tem cachorro sabe que as pulgas, carrapatos e parasitas são um problema sério para saúde do bicho e da família toda. Reações alérgicas são comuns quando ocorrem picadas e causam preocupação nos donos.

Uma das principais consequências da existência de pulgas e carrapatos é a queda de pelo, formando uma área sensível, que o cachorro vai coçar com frequência, formando uma ferida e causando grande desconforto no cachorro.

Se a infestação de pulgas for severa, o cão pode sofrer de dermatite canina, que é uma infecção muito comum em raças de cachorro de pelo longo, como o pequinês, e em animais com muitas dobras na pele, como o shar-pei.

Existem nas pet shops coleiras medicadas que podem ser utilizadas para prevenir infestações de parasitas como pulgas e carrapatos.

Além dos parasitas como piolhos, pulgas e carrapatos, existem também parasitas internos, ascarídeos, giardia e tênias.

Estes vermes causam afecções no estado da saúde do cachorro como por exemplo, causando anemia. Outros sintomas da presença de vermes internos no animal são falta de apetite, vômito, diarreia, fadiga, tosse e dificuldades respiratórias. Quanto maior o grau, maiores e mais fortes os sintomas.

As larvas dos parasitas podem passar diretamente pela pele e causar problemas de saúde. Cães afetados podem revelar lesões na região das patas e em partes distintas da pele. Fique atento para erupções cutâneas e material sanguíneo nas fezes do cachorro.

Se os vermes forem em grande número, especialmente em filhotes, você pode notar a barriga inchada e redonda. A administração de sais de piperazina por via oral é um dos tratamentos para o problema, consulte um veterinário para saber se é adequado para seu cachorro.

Outros medicamentos comuns são os anti-helmínticos, como pamoato de pirantel, mas lembre-se, Nunca administre medicamentos sem a indicação do veterinário, conversando com ele sobre os sintomas apresentados pelo cachorro e fazendo os exames adequados ele poderá informar qual o melhor tratamento.

Fique atendo às condições de higiene onde seu cão dorme e passa a maior parte do tempo, evitando assim contato com parasitas e vermes. Tomando este cuidado e atentando para a dieta do cachorro você estará ajudando seu pet ter uma saúde melhor e uma vida mais longa, que é o que todos nós queremos, certo? 👍
Veterinário segurando cãozinho
Consulte Sempre o Veterinário

Pulgas, Carrapatos e Outros Parasitas Pulgas, Carrapatos e Outros Parasitas Reviewed by Postador on 21:39 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.